Tudo por um sonho...

Uma sala de aula de uma universidade no Brasil é completamente diferente de uma sala de aula universitária no Canadá.

Aqui tem mães, pais e por que não, avós? Tem gente do mundo inteiro refazendo a sua vida. As faculdades são uma porta de entrada para a imigração no futuro. Tem funcionado com muita gente, porque o cônjuge ganha o visto de trabalho full time. Dessa maneira, o sonho de vir morar aqui fica mais acessível.

Eu fui à uma formatura este ano em Winnipeg. O que eu vi lá foi muita gente batalhadora realizando um sonho, e eu até chorei! Imigrantes de todo o canto do mundo procurando um lugar ao sol. Chineses, brasileiros, filipinos, coreanos, tem de tudo.

E não pensem que é fácil. Não tem nada de fácil em estudar no Canadá. Precisa sentar muito a bunda na cadeira para estudar e passar nos exames. Vejo amigos dedicados que perdem verões inteiro apenas para se dedicarem aos estudos. E ainda por cima em inglês! Eu admiro do tamanho do universo essas pessoas todas!

Dividir a tarefa de casa, a criação dos filhos, muitas e muitas vezes sem nenhuma ajudinha, tendo que cozinhar, porque afinal, você tem que mandar marmita para a escola das crianças todos os dias. E ainda tentar fazer comida fresquinha para impedir que eles sejam possuídos pela junk food dos amigos.

Mas tudo se ajeita. No final, você enriquece seu curriculum, as crianças aprendem inglês, o cônjuge ganha uma experiência que vale para toda a vida. E, por que não, o tão sonhado status de Permanent Resident? É mais fácil do que você imagina...

© 2019 DE BOA NO MUNDO - BRASIL E CANADA

De Boa no Mundo Immigration and International Education

contato@deboanomundo.com